Publicado em: 11 de Março de 2024
Tempo de leitura:
4 minutos
Foto gerada por IA
A tecnologia está presente em muitas atividades diárias, e é normal que se torne um recurso importante também para a educação. O termo Edtech é a abreviação de "education technology", ou seja, tecnologia em educação. Trata-se do desenvolvimento e uso da tecnologia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos, como escolas, universidades, empresas e organizações.
Elas são utilizadas na aprendizagem por meio de produtos, aplicativos e ferramentas, como realidade virtual, inteligência artificial e gamificação. Mas como estão revolucionando a educação?
Adoção de novos recursos didáticos
Aumentando o engajamento e tornando as aulas mais atrativas, dinâmicas e divertidas. Além disso, em alguns casos, a tecnologia é a única alternativa para que o aluno tenha contato com uma realidade fisicamente invisível ou inacessível. Com isso, acabam favorecendo a compreensão de um determinado tema.
Já existem ferramentas que usam a RA e a RV para fazer os alunos viajarem por outros continentes, pelos oceanos e até pelo espaço. Um exemplo é o Google Expeditions, um aplicativo que já está disponível para dispositivos Apple e Android.
Formação de Professores
É fundamental que o profissional de educação se mantenha atualizado. E isso tanto no que diz respeito à realização de cursos e treinamentos com a possibilidade de trocar experiências.
As Edtechs tornaram essa formação contínua muito mais fácil, com iniciativas como a educação à distância, webinars e podcasts, entre outros. Basta um dispositivo conectado à internet para participar de eventos formais ou informais nos quais a inovação na aprendizagem é discutida. As escolas também podem utilizar esse recurso para promover programas de capacitação.
Acompanhamento do progresso pedagógico
Essas empresas trouxeram recursos para o setor educacional que facilitam o acompanhamento do progresso pedagógico. Existem plataformas nas quais os alunos realizam as atividades online e seus erros ou acertos são classificados e avaliados.
O ecossistema educacional Gedui, oferece também esse tipo de recurso. Com os relatórios, o professor consegue visualizar de forma clara o desempenho individual do aluno e de toda a turma. Dessa forma, ele tem a possibilidade de identificar lacunas de aprendizagem e planejar intervenções apropriadas para solucioná-las.
Individualização do ensino
Outra vantagem é a individualização do ensino. Como aprendizado adaptativo, a IA pode identificar e avaliar o aluno pelo conhecimento e quais as atividades que exigem mais desafios.
Com este relatório pode ser proposto uma trilha de aprendizagem específica para aquele estudante. São apresentados conteúdos e exercícios compatíveis com seu nível de conhecimento e domínio do tema de cada indivíduo.
Metodologias ativas
Em plataformas como a Gedui, o estudante tem a oportunidade de se tornar mais ativo na busca pelo conhecimento. Isso acontece porque vários desses recursos são atrativos e possibilitam o progresso em um ritmo individual, de acordo com as características e necessidades de cada um.
As EdTechs desempenharão um papel ainda mais significativo na educação e é fundamental que educadores, instituições e empresas estejam abertos a abraçar essa revolução e a explorar o potencial que será oferecido.
Se você estiver interessado em melhorar a aprendizagem com tecnologia, continue acompanhando nossos artigos e acesse o nosso site para conhecer as soluções que podemos oferecer.
#RevoluçãoEdTech #AprendizadoInovador #FuturoDaEducação #TransformaçãoDigital #DesenvolvimentoDeProfessores #AprendizadoPersonalizado #AprendizadoAtivo #TecnologiaEducacional #SoluçõesGedui #EngajarEAprender
Foto de jesse-orrico-rmWtVQN5RzU-unsplash