Por que a estratégia da gamificação virou uma tendência?
Publicado em: 25 de Março de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos e 50 segundos
Foto de macrovector oficial para freepik
A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos dos jogos em contextos como
educação, treinamento, marketing e outros. O objetivo desta ferramenta é aumentar
o engajamento, a motivação e a aprendizagem dos participantes, criando experiências
mais divertidas e desafiadoras. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o que é
a gamificação.
A estratégia dos games para engajar
Ou gamification, em inglês, é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades
do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se
baseia no "game thinking", conceito que abrange a integração da gamificação e
outros conhecimentos do ambiente corporativo e educacional. Cada jogo tem um
objetivo e os jogadores/colaboradores precisam superar obstáculos e cumprir missões.
Na gamificação é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma
sensação de recompensa. A competição está no cerne do processo, por isso é comum
vermos em empresas que adotam esta ferramenta, o reconhecimento dos colaboradores
que têm o melhor desempenho.
O poder da gamificação
Os elementos da gamificação são aqueles que compõem um jogo e que podem ser adaptados para diferentes contextos.
Os pesquisadores e autores do livro "The Power of Gamification and Game Thinking in Business, Education, Government, and Social Impact” Kevin Werbach e Dan Hunter classificam os elementos da gamificação em três categorias: dinâmicas, mecânicas e componentes.
Na categoria dinâmica, as características básicas do jogo que norteiam o seu sistema de funcionamento. São elas:
- Emoções: qual estado emocional deve ser despertado para manter o interesse dos jogadores.
- Narrativa: que história está por trás do jogo e como ela se relaciona com o objetivo.
- Progressão: como o jogo evolui ao longo do tempo e quais são os níveis de dificuldade.
- Relacionamento: como os jogadores interagem entre si e com o jogo.
Na mecânica, as regras e procedimentos que definem o funcionamento do jogo, como por exemplo:
- Desafios: que tarefas os jogadores devem realizar para avançar no jogo.
- Chance: qual é o papel do acaso e da incerteza no jogo.
- Competição: como os jogadores se comparam uns aos outros e quais são os critérios de vitória.
- Cooperação: como os jogadores podem colaborar uns com os outros para alcançar um objetivo comum.
- Feedback: como são recebidas as informações sobre o desempenho no jogo.
- Recompensas: que incentivos os jogadores recebem por completar desafios ou atingir metas.
Os componentes são os elementos visuais ou sonoros que compõem a interface do jogo. Eles incluem:
- Avatares: como os jogadores se reapresentam no jogo.
- Emblemas: que símbolos que indicam as conquistas dos jogadores.
- Níveis: quais são as etapas que os jogadores devem completar para progredir no jogo.
- Pontos: que unidades de medida mostram o desempenho dos jogadores.
- Rankings: quais são as listas que mostram a posição dos jogadores em relação aos outros.
Na próxima postagem concluiremos este tema tão atual e promissor. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais.
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