Por que a estratégia da gamificação virou uma tendência?

Publicado em: 25 de Março de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos e 50 segundos


Foto de macrovector oficial para freepik

A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos dos jogos em contextos como educação, treinamento, marketing e outros. O objetivo desta ferramenta é aumentar o engajamento, a motivação e a aprendizagem dos participantes, criando experiências mais divertidas e desafiadoras. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o que é a gamificação.

A estratégia dos games para engajar
Ou gamification, em inglês, é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se baseia no "game thinking", conceito que abrange a integração da gamificação e outros conhecimentos do ambiente corporativo e educacional. Cada jogo tem um objetivo e os jogadores/colaboradores precisam superar obstáculos e cumprir missões.

Na gamificação é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de recompensa. A competição está no cerne do processo, por isso é comum vermos em empresas que adotam esta ferramenta, o reconhecimento dos colaboradores que têm o melhor desempenho.

O poder da gamificação
Os elementos da gamificação são aqueles que compõem um jogo e que podem ser adaptados para diferentes contextos.
Os pesquisadores e autores do livro "The Power of Gamification and Game Thinking in Business, Education, Government, and Social Impact” Kevin Werbach e Dan Hunter classificam os elementos da gamificação em três categorias: dinâmicas, mecânicas e componentes.
Na categoria dinâmica, as características básicas do jogo que norteiam o seu sistema de funcionamento. São elas:

Na mecânica, as regras e procedimentos que definem o funcionamento do jogo, como por exemplo:

Os componentes são os elementos visuais ou sonoros que compõem a interface do jogo. Eles incluem:


Na próxima postagem concluiremos este tema tão atual e promissor. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais.

#Gamificação #Jogos #AprendizadoDivertido #Engajamento #Desafios #JogosCorporativos #InovaçãoEducacional #ExperiênciaDoUsuário #Motivação #EducaçãoInterativa


Compartilhar post:


Voltar ao Blog